quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
SOPAS TÍPICAS DO NORTE
Ingredientes:
- 800g de batatas
- 1 cebola
- 1dl de azeite
- cerca de 2l de água
- 250g de couve-galega
- sal q.b.
- chouriço cortado às rodelas
- pão de centeio
Modo de Preparação:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDY51Pg4_Avi17Vct95T0kHLLP3DZknJKEosERpMjjW3YsxJY7gQLqH0M5j-FqsNygNkUO4GRUEKwGZC2MtY4Ml0TWtTMh2AVQlxMAkXDAd5zKyml-Qk7FniLRDbW-A7GCMj3XltKy4iA/s320/caldo-verde2.jpg)
Numa panela com água temperada com sal cozem-se as batatas sem casca e a cebola. Depois de cozidas, passam-se as batatas com a trituradora. Volta-se ao lume, junta-se o azeite e quando levantar fervura mistura-se a couve bem lavada, que se enrola na mão e se corta com uma faca bem afiada, para ficar muito fininha. Deixa-se cozer com a panela destapada. Serve-se em tigelas de barro com uma rodela de chouriço e uma fatia de pão de centeio.
Canja de Galinha
- 1 galinha
- 150 g de massa de pevide
- água suficiente para a sopa
- sal
- q.b. azeite
- 1 ramo de hortelã
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5W-ckgfRQ3Duv90aE7smel5KshHH3br8Qw_g7i8wRTt3uh-I_hKOXl8WC3DeQBxs9KbPot40wc_yf0qv3_CMzTxIXLjgjY5aoXuy8YbnYJblLOA3SWoh9FfgXMn9B6HllPlbdSETPYg/s320/canja+de+galinha+2.jpg)
Modo de preparação:
Depois de limpa e bem lavada, mete-se a galinha numa panela com água temperada com sal. Logo que esteja cozida, retira-se da panela. Guarda-se a água em que se cozeu a galinha, e assim retirada a galinha da água, deixa-se arrefecer para se desfiar a carne da galinha. Passa-se o caldo por um passador de rede. Volta-se a colocar a água ao lume e assim que levantar fervura adiciona-se a galinha já desfiada e a massa de pevide e um raminho de hortelã. É servida bem quente.
PRATOS TÍPICOS DE PEIXE DO NORTE
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbtJTf_b7oYASaqn1DL-TkulhM0pN6NS2OpCWvBu90ZWOlDbm44PFxVMJFp7wxW_0xAWHC7Xz_QRdV5OFVy_UWG4NNmjgT2UcupMJqlVIV4euQet2JGhIbjr_Cyrp6BB9SJ4nUnBRDW2k/s320/pescada_vianense.jpg)
Ingredientes:
- 4 postas de pescada (abertas)
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 4 tirinhas de presunto demolhado
- 2 cebolas
- 2dl de vinho branco
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- batatas
- feijão verde
- salsa
- sal e pimenta q.b.
Faça uns rolinhos com o presunto e introduza-os nas aberturas das postas de pescada. Coloque o peixe sobre uma camada de cebolas cortadas em rodelas e fritas numa colher (sopa) de margarina. Tempere com sal e pimenta. Junte o alho, o louro e salsa e regue com vinho branco e a restante margarina derretida. Leve a cozer em forno quente durante 20 a 30 minutos. Sirva a "Pescada à Moda da Avó" bem quente com batatas previamente cozidas e coradas e montinhos de feijão verde cozido.
Bacalhau Assado com Broa
- 1 kg de miolo de broa
- 1 copo e meio de vinho branco
- 1 folha de louro
- 5 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de banha
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 colher de sopa ( rasa) de colorau
- sal
- pimenta
Demolha-se muito bem o bacalhau.Depois de escorrido coloca-se num tabuleiro com meio copo de vinho branco, pimenta, louro e duas colheres de sopa de azeite. Leva-se ao forno só para estalar. Numa tigela, à parte, amassa-se o miolo da broa esfarelada com um copo de vinho branco, os alhos picados e cebola picada, colorau e o restante azeite. Tempera-se com sal e pimenta e espalha-se esta pasta sobre o bacalhau que entretanto se retirou do forno. Introduz-se o bacalhau novamente no forno e deixa-se alourar bem a crosta. Depois desta bem alourada, serve-se o bacalhau com batatas pequenas alouradas em manteiga, margarina ou banha.
Arroz de Lampreia
- 1 LAMPREIA
- 2 CEBOLAS
2 DL DE AZEITE
- 1 RAMO DE SALSA
- 1 DL DE VINHO BRANCO
- 1/2 CHOURIÇO DE CARNE
- 400 G DE ARROZ
- Q.B. PIMENTA
- Q.B. SAL
Modo de preparação:
PRATOS TÍPICOS DE CARNE DO NORTE
Ingredientes:
- 2 kg de cabrito
- 2 dentes de alho
- 1 colher de chá de colorau
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de açafrão
- 1 ramo de salsa
- q.b. de vinagre
- q.b. cebola
- 2,5 dl de vinho branco
- 70 g de banha de porco
- q.b. de arroz
- q.b. de batatas
- q.b. de pimenta q.b. sal
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQuAuhkBEkY56e50K0sw5IdQCQPa0iJOQPiA7mfzO-iRyhfF_kU-FPp2CCRxZUr-yUKs_UCYUvTNyNrWj6gMiByzObX-6KpI3FmzzP_wlFbJbxoADwzeADwwhnH_EJ_GWiu5wzyThHhg/s320/cabrito.jpg)
Modo de preparação:
Na véspera prepara-se o cabrito.Lava-se o cabrito, rega-se com vinho branco e um jorro de vinagre e tempera-se com sal, pimenta, salsa, cebola, loureiro e alho, esfregando-o por dentro e por fora, 3 a 4 vezes. Deixa-se ficar de um dia para o outro. Faz-se um refogado com cebola , um ramo de salsa, uma folha de louro e sal. Quando a cebolacomeçar a lourar, junta-se o caldo que sobrou do cabrito, acrescentando um pouco do ramo de açafrão. Deixa-se ferver por alguns minutos e retira-se o caldo, deixando em alguidar tortulho. Junta-se o arroz ( uma porção de arroz por duas e meia de caldo) ao alguidar com o caldo e leva-se ao forno. Sobre o alguidar forma-se uma trempe ( com pau de loureiro) na qual se coloca o cabrito e deixa a assar. Também se pode servir o cabrito com batatas no forno, usando a mesma calda de arroz, e adicionando um pouco de banha de porco. Também se pode juntar a cabeça do cabrito às batatas para lhe dar mais paladar.
Posta à Mirandesa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9kRkrHAZLduHEUxQc6fzU26pXek-JaTWDmFqYNC_QdZ7PoiUr55m00URyho0ZZxYByOUgXULGGAV7eShfdzrVDUNgYJUpffAjlwNUFoFxJFtM4iDK_8zpp5cH6j4Slicly7DSGkzfZ2o/s320/posta+%C3%A0+Mirandesa.gif)
- 2 colheres de sopa de azeite
- meio dente de alho picado
- 1 colher de chá de vinagre de vinho
- 1 naco de vitela
Modo de Preparação:
Corta-se o naco de vitela com 450g e tempera-se com um dente de alho pisado, sal e um bocadinho de azeite. Assa-se na brasa dos dois lados. À parte, faz-se um molho com o azeite, meio dente de alho picado e o vinagre de vinho. Bate-se muito bem e rega-se a posta. Serve-se com batatas louras.
Arroz de Cabidela "Pica-no-chão"
- 1 galo
- cebola
- 1 ramo de salsa
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 2 dl de azeite
- 1 colher de sopa de colorau
- 750 g de arroz
- q.b. sangue de frango
- q.b. sal
Modo de Preparação:
Faz-se um refogado com o azeite, a cebola picada, o alho, o loureiro,a salsa e o colorau.Depois acrescenta-se o galo já partido e tempera-se com sal.Depois de cozinhado retira-se ogalo, acrescenta-se água e o arroz e deixa-se cozer. Quando o arroz começar a ficar cozido deita-se o sangue e rectificam-se os temperos. É servido de imidiato, juntamento com o galo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO1Rw_52k-aKMjNbcC6U0Xo5ZYIUX7N1pSClZfE0ie4_JQ07jO01MDgvEQv6e4FIe5G003fmNtinm5tCIOb9ENOOceVQ6QCcswPTilZp-B-DL2khyphenhyphenLGuS2YkfCoXfT7P9BJrNpkvIPjNE/s320/arroz+de+cabidela.jpg)
Cozido Minhoto
- 1/2 galinha
- 350g de presunto
- 350g de carne de vaca (perna)
- 1/2 salpicão
- 250g de orelheira ou focinho fumados
- 1 couve tronchuda
- 3 cenouras
- 5 batatas
- q.b. sal
Para o Arroz:
- 350g de arroz
- 1 cebola
- 1dl de azeite
- asas e pescoço de 1 frango ou galinha
- 50g de presunto
- q.b. de pimenta
- q.b. de sal
Modo de Preparação:
Coze-se a galinha, a carne de vaca e a orelheira numa panela larga. Quando a galinha já estiver cozida, acrescenta-se o presunto e o salpicão. Meia hora depois, as cenouras, cuoves e batatas. Deixa-se ferver tudo por mais meia hora. À parte, aloura-se a cebola em azeite e acrescentam-se primeiro as asas e o pescoço do frango ou galinha e depois o presunto cortado em pedaços. Deixa-se refogar. Em seguida verte-se água para o refogado (uma porção de água para uma porção de arroz), sal e pimenta e, quando levantar fervura, envolve-se o arroz bem lavado e escorrido. Quando voltar a levantar fervura coloca-se o preparado num tabuleiro e leva-se ao forno até ficar seco e solto. Serve-se o arroz no mesmo tabuleiro e as carnes e legumes num recipiente à parte.
ROJÕES À MODA DO MINHO
Ingredientes:
- 800 g de perna de porco sem pele, mas com gordura
- 3,5dl de vinho verde branco
- 3 Colheres de sopa de banha
- 4 Dentes de alho
- 2 Folhas de louro
- 1 Colher de sobremesa de colorau
- 20 Castanhas assadas
- 350 g de belouras ou bolachos
- 350 g de tripas enfarinhadas
- 100 g de fígado de porco
- 100 g de sangue cozido
Q.b. pimenta q.b. sal
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1WtxJeuwWLPVjckT0pSx-5q1ZwQF1P_qbYyNGC6H8y_mxOEPoBCfAHrBeqQx5Y_busZXv6D6lTxuBHr9z3lryvZ9vkS3wjRseVvb9cyJSB-U0-Y3mWe0EursEc5FxRCTItf2NSKrRvQ/s320/rojoes.jpg)
Modo de preparação:
Durante 2 horas deixa-se a marinar a carne de porco cortada em cubos com vinho, os dentes de alho esmagados, sal, pimenta e louro. Sobe-se o lume e deixa-se cozer até que o vinho evapore. Nessa altura baixa-se o lume e deixa-se a alourar, temperando com colorau dissolvido num pouco de vinho verde. À parte cortam-se as belouras, a tripa enfarinhada, o fígado e o sangue em rodelas ou fatias. Frita-se tudo num pouco do caldo que se retira ao preparado anterior. Enquanto frita, acrescenta-se os rojões e as castanhas assadas. Serve-se com batatinhas assadas.
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Papas de sarrabulho
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbDwpBNVwRektM33oTmBUSulIzoa6a7KY_iK35P61m3xayIbGmVJlASqSi7PxWAZxT2qR8-pjlzUD4lHH-AcXVEykHQnYwGAdgB5leKB1HAgiD94aYbCw1osoIst4MEG5SpBxYyI8H4Pg/s320/-Papas_de_sarrabulho++imagem.jpg)
- 250 g de fígado de porco
- 250 g de bofes de porco
- 250 g de goelas de porco
- 250 g de coração de porco
- 1 Osso da sua do porco, muito curado
- 250 g de galinha gorda
- 250 g de sangue de porco cozido
- 2 Tigelas de farinha de milho peneirada (cerca 250 g)
- q.b. cominhos
- q.b. sal
Modo de preparação:
Cozem-se as carnes até a galinha se desfazer e tempera-se com sal. Retiram-se as carnes e desfiam-se. Ao caldo que fica junta-se, primeiro, a farinha de milho, o sangue e parte do fígado cozido envolvidos numa papa e, em seguida, as carnes desfiadas e os cominhos. Revolve-se tudo muito bem e deixa-se cozer. Salpicam-se as papas com o que resta dos cominhos e distribuem-se em tigelas.
SOBREMESAS DO NORTE
Ingredientes:
Modo de preparação:
Leva-se o leite a ferver com duas colheres de sopa de açúcar e a casca de limão. Batem-se os ovos muito bem, de modo que a clara fique imperceptível. Corta-se o pão em fatias com cerca de 1,5 cm e passam-se primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo bem quente e escorrem-se sobre papel absorvente ou sobre um pano. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou com calda de açúcar.
Pudim do abade de priscos
- 400g de açúcar
- 50g de toucinho fresco
- 15 gemas
- 5dl de água
- 1 cálice de vinho do porto
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- caramelo (250g de açúcar)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYWwGPvJt8LxI95INZ1YmZYoQwGC1RdFjlrM7Nd4COvIVwG_8R4qlyJPreyHtSxia6rq04-0aDiE3euqxGqOiS1Iv6f4Ohmh0eN0gmUy1JsseA-wLlAA1ePQMji9d8qm42kYWXw0g8QA/s320/pudiim+abade+prisco.jpg)
Modo de preparação:
Ferve-se a água com o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o toucinho em fatias finas até chegar ao ponto de fio (103º). Deixa-se arrefecer à temperatura ambiente e juntam-se as gemas batidas com o vinho do PORTO. Verte-se para uma forma de pudim untada de caramelo e vai ao forno bem quente cerca de uma hora. Serve-se quase frio.
Toucinho-do-céu
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTNfNsYUO87NUVaDx0jb2zuJoULuGlt8V4ZYRLyEYBL5MqXs1Idx-tOSk2AqpLO7rsaiD7K7fuqLV1HoKIndKtckAPHXq7WBGvchlmQkqQ2MQtuZJLQgu-4FusLeoGeAQjP9lwvvf0KQ/s320/toucinho.jpg)
Ingredientes:
- 500g de açúcar
- 150g de amêndoas
- 3 colheres de sopa de doce de chila
- 18 ovos
- 2 claras
- q.b. de farinha
- q.b. de manteiga
Modo de preparação:
Derrete-se o açúcar em 2dl de água até atingir o ponto de pérola (108º). Deixa-se ferver por uns instantes, adicionando as amêndoas peladas e o doce de chila. Depois de arrefecer, junta-se sem bater as gemas e as claras e leva-se de novo ao lume até que as gemas cozam sem ferver. Reserva-se à temperatura ambiente. À parte unta-se com manteiga ou marinada uma forma, polvilha-se com abundante farinha e derrama-se sobre ela o doce já frio. Coze em forno brando durante uma hora. Apresenta-se o Toucinho-do-céu polvilhado com açúcar pilé.
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
SOPAS DA REGIÃO CENTRO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFVi33tGZgCzlWyv1XlcUWwIWzINddEfTazRTJMHiZIGvWZQWVSOHtNKE1SOGCXh26rZ1d893KhLbfWqKiBpXHej4Tt_0-sn6_62J_twLR9p9SDStkoE2wv9zX92NMe9k2gNyKF1vDug/s320/ensopado+de+enguias.jpg)
Ingredientes:
- 700g de enguias
- 3 cebolas médias
- 250g de pão do dia anterior
- 1,5dl de azeite
- 1 folha de louro
- 1 bom ramo de hortelã
- água
- sal
Modo de preparação:
Amanham-se as enguias e tira-se-lhes a pele. Cortam-se aos bocados. Num tacho de barro colocam-se rodelas de cebola, depois uma camada de enguias, por cima uma camada de pão, e assim sucessivamente até terminar os ingredientes. Rega-se com azeite e um pouco de água. Tempera-se com sal, a folha de louro e a hortelã. Vai ao lume brando, com o tacho tapado. Quando estiver cozido adiciona-se o vinho. Ferve para apurar.
Caldo de perdiz
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzDDrNMWdLimZ-OgfFg6Xc7SUJ9lphLMOtVYfi32usnE9tjMTDvl3BJO0UVYcaiMpcMIDAGagO6iEVT3zPy-3Sx_4w75G-8DYTeYgLPejZPmpDgk4M64GydV3_6LCIAQCDpghyphenhyphennSNzuw/s320/caldo+de+perdiz.bmp)
Ingredientes:
- 2 perdizes
- 1 canelo de presunto
- 1 cebola grande
- cerca de 1,5l de água
- 150g de arroz
- sal
Modo de preparação:
Leva-se a água ao lume com as perdizes limpas, o canelo de presunto e a cebola. Depois de cozidas, tiram-se as perdizes e passa-se o caldo por um passador de rede. Rectifica-se o sal e quando levantar fervura junta-se o arroz lavado e enxuto.
PRATOS TÍPICOS DE PEIXE REGIÃO CENTRO
Ingrdientes:
- 1,5 kg de carapaus
- 2 cebolas grandes
- 4 dentes de alho
- 2 dl de azeite
- 1 folha de louro
- 1 ramo grande de salsa
- 1,5 dl de vinagre
- piripiri
- sal
- óleo para fritar
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiah8huSb4msDevA7kg8F9BeKzUhniUTe4y32qi9P4t6QLYoBnFLfFJq1uLkK_XGx5pe2mgMIsFUMfPSpXjsP5zIHM2BBrEQAWFIoEQiZ6kClUIzZ6Tl5CKAYB88XzhQDpOCuNAV1ID3Q/s320/escabeche.bmp)
Modo de preparação:
Depois de limpo, frita-se o peixe em óleo uma hora antes, para escorrer bem em papel absorvente. Num tacho deita-se o azeite, o alho esmagado, a cebola cortada ás rodelas, o louro e a salsa. Vai ao lume a ferver sem deixar escurecer a cebola. Depois retira-se do lume e adiciona-se o vinagre e a água. Volta ao lume para apurar e engrossar um pouco. Retira-se e deixa-se arrefecer. Numa caçarola de barro, coloca-se uma camada de peixe, depois uma camada de cebola, e assim sucessivamente até terminar. Por fim, rega-se com molho. Tapa-se e serve-se só passados dois dias.
Enguias assadas à pescador (ÍLHAVO)
- 1 kg de enguias grossas
- 80g de banha
- 1 colher de chá de gengibre
- 1 colher de chá de pimenta
- sal
- 0,5 dl de vinagre
- manteiga
- 1 limão
Modo de preparação:
Arranjam-se as enguias e corta-se-lhes a cabeça. Barram-se com a mistura feita com a banha, o gengibre, a pimenta, o sal e o vinagre. Enfiam-se num espeto enroladas (como as pescadinhas de rabo na boca) e assam-se nas brasas. Servem-se com o molho de manteiga misturado com o sumo de limão.
Fritada de peixe do rio (RÉGUA)
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
PRATOS TÍPICOS DE CARNE DA REGIÃO CENTRO DE PORTUGAL
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4PT46XjqsGGG9cD0pPiMWEENXR4HGH6hgdDQ0cBXwiUBvH66OqoGCNxz3kByok3RTCHFKPtg0cawXVy_FFmxq12ey0DHF6uHeQiu0aDHWNQIJTKuq68f6_nFHgenLdFlhivaWXQOctw/s320/coelho.bmp)
Ingredientes:
- 1 coelho com 1,2kg
- 2 cebolas grandes
- 3 dentes de alho
- 1dl de azeite
- 0,5dl de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 colher de café de pimentão-colorau
- sal
- pimenta
- pão torrado
Modo de Preparação:
Limpa-se o coelho e corta-se aos bocados, pelas articulações. Tempera-se com sal, os dentes de alho picados, o louro, o colorau e a pimenta, rega-se com o vinho e deixa-se na marinada de um dia para o outro. À parte, num tacho, leva-se ao lume o azeite com as cebolas picadas, que alouram levamente. Junta-se o coelho e a marinada e deixa-se cozer com o tacho tapado. Serve-se em parto coberto, sobre fatias de pão torrado.
Chanfana da Bairrada
- 1,5 kg de cabra
- 75 g de toucinho ou presunto gordo
- 1 ramo de salsa
- 2 dentes de alho
- 6 folhas de louro
- 2 cebolas
- 50g de banha
- vinho tinto
- colorau, cravinho e pimenta
- sal
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwlZLEJa8kJv9tnSrdoZuRdHK6-Cjq2omFHu3GjKL6N8fdBiTx_XENsiLzdx3hon2LfLGxMeyYjGXA1siiOWbqa-nWTnpZgptURjd8dSbmtB8_AJf1KhIqCBTEeIADeWQtV94qg60bq3A/s320/chanfana+imagem.jpg)
Modo de preparação:
Corta-se a carne aos bocados. Fervem-se em água as folhas de louro. Escalda-se a carne com água a ferver. Depois, lava-se em água fria e põe-se a escorrer numa assadeira de barro, de preferência preto.Juntam-se todos os ingredientes. O toucinho é cortado em bocadinhos muito pequenos. Leva-se ao lume e deixa-se refogar um pouco. Cobre-se a carne com o vinho, tapa-se o tacho e mete-se no forno. Leva cerca de duas horas e meia a cozer.
Leitão à BAIRRADA
Ingredientes:
- 1 Leitão com cerca de 6 kg
- 1 Cabeça de alhos
- Sal
- 2 Pacotinhos de pimenta
- 140 g de banha
- 1 Ramo de salsa
- Vinho branco
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMn0YSB7vWjRjATSJDCpWg7XHpXhP6DODyCV1Rm0M59QttdIJkUcCMRjT1cTjbe4uJqIGxAQqp5Zmm6GtVFMBhXSMrCh9bYqnPfI4EVCLHA0bW8zZIARMrm1u4cd3S294z1VVdlGOHng/s320/imagem+leitao+bairrada.bmp)
Modo de preparação:
Mata-se o leitão com um golpe na goela. Depois mergulha-se ligeiramente em água a ferver e raspa-se com uma faca ou limpa-se com um pano bastante áspero, até tirar todos os pêlos. Lava-se muito bem. Abre-se então e tiram-se as tripas. Volta a lavar-se, pendura-se num prego, de cabeça para cima, durante pelo menos quatro horas, para ficar seco. Enfia-se num espeto, que se introduz da boca até ao ânus. Barra-se por dentro e por fora, com a mistura feita com a banha, os dentes de alho pisados, sal e pimenta. Cozem-se as aberturas (do pescoço e da barriga) com agulha e fio. Deixa-se assim temperado até que aqueça o forno, que deve estar com a temperatura de cozer o pão. Aponta do espeto fica metida num buraquinho que os fornos da Bairrada já têm para este efeito, apoiando o cabo na porta, que se deve manter o mais fechada possível. Por baixo do leitão coloca-se uma assadeira para aparar o molho que escorre. De vez em quando, tira-se o leitão do forno e borrifa-se generosamente com o ramo de salsa, que se mergulha em vinho branco. Deve ficar no forno entre duas horas e meia e três horas. Depois de assado, tira-se do espeto e coloca-se numa travessa. Serve-se com rodelas de
Laranja, salada de alface e batatas fritas.
SOBREMESAS TÍPICAS DE REGIÃO CENTRO DE PORTUGAL
Ingredientes:
- 150g de chocolate para culinária
- 16 gemas de ovo
- 6 claras
- 1 chávena de chá de água
- fatias de pão-de-ló q.b.
- manteiga q.b.
Modo de Preparação:
Leve ao lume numa caçarola o açúcar misturado com água. Deixe ferver até obter uma calda fraca. Numa tigela, bata muito bem as gemas e as claras. Deite um pouco de calda numa frigideira. Leve ao lume e, quando levantar fervura, coza a gemada às colheradas. Depois da parte inferior dos doces ter solidificado na calda, deite por cima de cada um, um pedacinho de manteiga e acabe de apurar. Com uma espátula retire os doces e coloque-os sobre fatias de pão-de-ló. Regue com a restante calda previamente levada a ponto forte. Derreta o chocolate para culinária em banho-maria. Retire do lume e adicione 1 colher de sopa de natas, misturando bem. Ponha os doces num prato de serviço. Em cima de cada doce, deite um pouco de creme de chocolate e sirva.
Pão-de-Ló de Ovar
Ingredientes:
- 225 g de açucar
- 10 gemas de ovos
- 2 ovos inteiros
- 70 g de farinha de trigo
Modo de preparação:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzRmjdxpZNmEwpgFYJ5RgA55TsIgVa0Bf_ecUGhC_2qStjJ7P8j2IlOi1M9Bsav5e1KWSyeSK8VNhgFFIH-2cwmoPltlBiIqMJC1vtqoAYe7Lle2-wvOSk6EunHaT0PapAYMCJ0EiRzw/s320/p%C3%A3o+de+l%C3%B3.bmp)
Bate-se o açucar com gemas e ovos inteiros durante vinte minutos, com a máquina.Junta-se a farinha,envolvendo levemente. Deita-se a mistura em forma untada com manteiga e forrada com papel grosso (corta-se uma circunferência para o fundo e uma tira larga para os lados).Vai cozer em forno muito quente, previamente aquecido, cerca de dez minutos. Redu-se o lume para o mínimo e coze mais sete minutos.
Ovos moles - AVEIRO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuN1mMf4cl9sCrj105Hthjs_ewAaDlPalomblnVkww3YS5OgiRnOUbQlcu1oEHUO_gSpt3iX7GAXucYlLF7WUP3wb2ZcMeJjNqGAAOVxcVXG0u_8lk_1__f3NuUBdhNIP8DNqbLqJDkg/s320/ovos-moles.jpg)
- 500g de açúcar
- 3dl de água
- 24 gemas de ovo
Modo de preparação
Num tacho põe-se ao lume o açúcar com água, deixando ferver até obter ponto de bola mole. Tira-se do lume, deixando amornar, e juntam-se as gemas passadas pelo passador de rede. Volta novamente ao lume para as cozer, mexendo sempre, com uma colher de pau, de um lado para o outro (nunca andar com a colher à roda ). Servem-se em taças, polvilhados com canela.
SOPAS TRADICIONAIS DO ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
Ingredientes:
- trigo q.b.
- carne de vaca para estufar
- 1 bocado de entremeada de porco grossa
- costela de porco aos bocados
- 1 batata por pessoa
- 2 a 3 cenouras
- 2 batatas doces grandes
- feijão manteiga q.b.
- 1 cebola picada
- sal
Modo de Preparação:
Demolhe o trigo e o feijão de um dia para o outro. Leve uma panela ao lume, com cebola, o trigo, as carnes, a batata inteira, as cenouras inteiras, as batatas-doces inteiras e o feijão, acrescentando água. Ponha a água pelo menos mais um palmo acima dos ingredientes todos. Deixe ferver, em lume brando, pelo menos 1 hora e 30 minutos.
Sopa de arroz com agriões
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlIq-HRZ4vpd5ERjH7-qVyaCcGTeh1ZMA9-WZMgwNPMTI_eRaYFF9xDRp_dJYUjl1Onp7YY_Wi93Du-cvs7SrRY70aYdd8mTodAaEmJdjkhkHMfoqVVAlTT_y4zLM6oy0s_j2Mk13NMg/s320/sopa+de+agrioes.jpg)
Ingredientes:
- 75g de arroz
- 1 molho de agriões
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 batatas médias
- 4 colheres de sopa de azeite sal e pimenta q.b.
Modo de preparação
Arranje os agriões, separando os raminhos dos caules, leve bem e reserve. Pique a cebola e os alhos. Descasque e corte as batatas em cubos pequenos. Numa panela, aqueça o azeite e salteie os alhos, a cebola e os cubos de batata. Quando a cebola começar a murchar, regue com água suficiente para a sopa, tempere com sal, tape e deixe cozer. Reduza a puré e, se necessário, adicione mais água. Leve, de cozer, durante cerca de 10 minutos. Adicione os agriões e coza mais 5 minutos.
Bife de Atum à Madeirense
- 1 kg de bifes de atum fresco
- sal e pimenta
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 dl de azeite
- 6 dentes de alho esmagados
- 1 colher de chá de mostarda
- oregãos secos q.b.
- 1 l de água
- 250g de sêmola de milho
- óleo q.b.
- sal
Temperar os bifes de atum com sal, pimenta,vinagre e vinho branco. Cobrir com película transparente e reservar no frigorífico por duas horas. Colocar a água numa panela e levar a ferver. Adicionar a sêmola de milho e mexer energicamente.Temperar com sal e cozinhar por mais cinco minutos, mexer de vez em quando. Retirar o preparado para um tabuleiro e deixar arrefecer. Cortar o preparado em cubos. Fritar os cubos de milho em óleo bem quente e escorrê-lo sobre papel absorvente. Reservar.
Espada em Filetes com Banana Frita
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyNNkOANblPrrcV_xhawE0OTCH4-y8eD1dHMtwzEyB46rct7cWroDc8gB1VMBBEhqBkjvymsSBZ_T23MSd49tive0uMwqkR7Bshnju2ScOPfX1nwTdvkMUQjajsv5-Q4V_UIzmDwmJXn0/s320/peixe_espada_salsa.jpg)
Ingredientes:
- 4 filetes de espada
- sal q.b.
- pimenta da terra
- 1 dente de alho
- sumo de limão
- 2 ovos (batidos)
- pão ralado
Modo de Preparação:
Fazer os filetes, temperar com sal, alho, sumo de limão e pimenta. Passar na farinha, ovo e no pão ralado e fritar no óleo bem quente.
Nota: O panado para a espada pode ser substituído por dourado com farinha e ovo, ou leite, farinha e ovo.
Tirar a gordura da frigideira para fritar as bananas abertas ao meio.
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Cavalas com molho de Vilão
- 3 ou 4 cavalas
- sal q.b.
- 4 dentes de alho
- manjerona ou oregãos
- pimenta ou piripiri
- salsa e tomilho (na Madeira é conhecido por segurelha)
- 3dl de vinho branco
- 1dl de vinagre
- óleo para fritar
Modo de preparação:
Depois de arranjadas, cortam-se as cavalas em bocados enviesados (2 ou 3), que se temperam com sal, os alhos picados, a manjerona ou oregãos desfolhados, pimenta ou piripiri a gosto, a salsa picada e um raminho de tomilho. Regam-se com o vinho branco misturado com o vinagre e deixam-se nesta marinada durante 4 horas. Passado algum tempo, escorrem-se e enxugam-se os bocados de cavala e fritam-se no óleo bem quente e abundante (dependendo a quantidade do tamanho do recipiente em que são fritas). Retiram-se da frigideira e depois de se deixar arrefecer um pouco o óleo que se serviu para fritar as cavalas, e fora do lume, adiciona-se-lhes a marinada. Leva-se ao lume, deixa-se ferver e apurar e deita-se o molho sobre as cavalas. Acompanha-se com batatas cozidas juntamente com as cebolas ou milho frito ou cozido.
PRATOS TÍPICOS DE CARNE DA MADEIRA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAbBkCT31LM11QELs3jSIahPwyNglMCOw8voek3iWPTNOFClZ1twMsfawlAPua1DI_GWSExeB0n9KGpINNHi3ePsRdwepIugL8icqoH7tg4KWGZhYjAnxryafLGlf1QrbVBg4HR-o7pA/s320/carne+com+mel+de+cana.jpg)
Ingredientes:
- 1 dl de azeite
- 550g de febra de porco
- 2 colheres de mel de cana
- 1 colher de sobremesa de colorau
- Meia colher de café de pimemta
- 0,5l de vinho branco
- Uma pitada de canela em pó
- Uma pitada de alecrim
- 1 colher de café de noz-moscada
- 1 cebola grande
- sal
Espetada Madeirense
Sarapatel
- 1kg de sangue de porco
- 1 colher de sopa de banha
- 2 cebolas
- 2 tomates
- 1 ramo de salsa
- 2 peros
- 50g de nozes
- 50g de passas
- 250g de fígado de porco
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de vinagre
- sal q.b.
Modo de preparação:
Cozem-se separadamente em água a ferver o sangue e fígado cortado em bocadinhos. Picam-se finamente as cebolas, a salsa e o tomate. Deitam-se num tacho a salsa picada, as cebolas e o tomate e refogam-se com a banha. Em seguida juntam-se os restantes ingredientes, sendo sangue esfarelado, as nozes e os peros picados. Deixa-se cozer sobre lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau até ficar bem apurado e relativamente seco. Acompanha-se com fatias de pão ou com batatas cozidas.
Malassadas com Mel de Cana
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8RSonSJeee1zC_BuqmmB3ACGuOfphMPctQpN0Jd1GrXtDTTs21LrsirhN4GW1Zs1HFSOexNjoIQJeL5H90oqIgK5kdF6uE_jD8vc8d86_NwzWs2-AXOPTAlIoMNb2Ch9eRUCAEC_PDfI/s320/malassadas_small.jpg)
Modo de preparação:
Juntar a farinha, o fermento com o leite e as gemas. Juntar as claras em castelo.Fazer pequenos bolos achatados e fritar em óleo a ferver.Serve-se com açúcar refinado e canela, ou ainda mel de cana.
Sonhos com Calda
- 4 chávenas de água
- 16 ovos
- sal q.b.
- casca de limão
Calda para os Sonhos:
- 1/4 litro de água
- 125g de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
Modo de Preparação:
A água com a casca de limão e sal q.b. Logo que ferva, apagar o fogão e deitar a farinha sempre a mexer para não encaroçar. Ir deitando os ovos inteiros para amolecer e bater energeticamente. Quando estiver a cozer no óleo quente, em forma de bolas, se respingar a massa, significa que está dura.
Sonhos de abóbora com mel de cana
Ingredientes:
Modo de preparação:
A abóbora coze em pouca água com um pouco de canela em pau, casca de limão e sal. Arrefecer, escorrer a água e ralar, (tirando a canela e o limão).Deitar a abóbora com a farinha, juntar 3ou 4 ovos inteiros.Levedar de um dia para o outro. Coze no óleo às bolas feitas às colheradas. Depois de estar na travessa,regar com mel de cana.